A final do Circuito Sculp APGS de Surf 2021, aconteceu no último domingo (14/11), realizado pela Associação Praia Grande de Surf (APGS) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo, e apresentou os campeões da etapa e líderes do ranking municipal 2021. O jovem Vini, na história do surfe da cidade e, talvez, do Estado de São Paulo, cravou um recorde com apenas 10 anos de idade quando o assunto é estar no topo de rankings municipais. Com uma campanha impecável desde a primeira etapa Vini mostrou técnica e uma variedade de manobras que contribuíram para terminar o circuito da Praia Grande na liderança em quatro categorias: Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 16. “Eu estou muito feliz em terminar o ano com todas esses títulos”, disse Vini Palma.
Outro feito que merece comemoração é o tricampeonato praiagrandense conquistado pelo local Diego Bispo, que fez barba cabelo e bigode ao ser anunciado antecipadamente como campeão do ranking municipal na Open no sábado e, no domingo, ter vencido a bateria e também sair vitorioso da etapa. “Foi um evento muito bom e toda a organização está de parabéns. Este circuito ficará marcado pela oportunidade que se abriu ao surfe adaptado”, disse Diego Bispo.
Para o presidente da APGS, Michael Cardoso, o caminho está traçado. “Estamos no caminho certo e proporcionamos à cidade da Praia Grande um evento a altura dos nossos atletas. Estamos formando campeões e logo eles estarão levando o nome da cidade mundo afora. Também começamos a trabalhar o surfe adaptado e quem sabe nas próximas olimpíadas não teremos um atleta de São Paulo representando o Brasil no surfe paraolímpico? Quero registrar aqui, nesta fala, todo o meu agradecimento a equipe que trabalhou dia e noite para que o circuito fosse realizado e aos apoiadores, patrocinadores, porque sem eles nada disso aconteceria”, comentou.
No domingo, a primeira final a ser disputada foi a Sub10, e Vini garantiu o primeiro lugar, deixando em segundo Leo Yagi. Na terceira colocação ficou Samuel Martinez e Enrico Pissiquelli finalizou em quarto lugar.
As competidoras do Longboard apresentaram um surfe clássico nas ondas de Boqueirão nesta etapa decisiva. A santista Kaylane Souza foi a grande campeã da etapa e em segundo lugar ficou Kettelyn Alves. A terceira colocação foi conquistada por Priscila Dias.
Na categoria SUP, a etapa foi vencida pelo experiente Macaruba, que mostrou toda sua maestria dentro d’água. Em segundo lugar ficou Karl Stricker e na terceira posição finalizou o vicentino Luk Luciano.
Vini Palma, um campeão em construção voltou a vencer na Sub 12. Guilherme Noé finalizou a decisiva etapa do Sculp APGS de Surf 2021 na segunda posição, Gabriel Yagi na terceira e Nathan Felício na quarta colocação.
A Associação Praia Grande de Surfe também mostrou inovação em seu circuito e abriu as portas para o surfe adaptado, proporcionando a inclusão dos surfistas especiais nas competições e o atleta Thiago Jurgensen faz história ao ser o primeiro campeão desta categoria na cidade da Praia Grande. Em segundo lugar ficou Rafael Rodrigues. Na terceira colocação Vitor Iglesias e em quarto lugar Junior Reis.
Na categoria Master, para surfistas acima dos 35 anos, Anderson Robert sagrou-se o grande campeão. Rodrigo Silva fechou a segunda e última etapa em segundo lugar e Marcos Vale na terceira posição. Na quarta colocação ficou João Carlos Chaves.
Na Sub14 Masculino Pedro Ferreira foi o grande campeão. Caio Okamoto fechou a bateria na segunda colocação. Em terceiro lugar finalizou John Muller e, a quarta posição ficou para o jovem Vini Palma.
Alison Cesar foi o campeão da categoria Longboard Masculino, deixando Noa Danucalov em segundo lugar, Juninho Argentino em terceiro e Rodmilson Scheurer na quarta posição.
Bibi Nogueira, da Praia Grande, mostrou todo o seu surfe e saiu vitoriosa da Sub14. A vice-campeã foi Carol Bastides e Livia Fugiwara terminou na terceira posição. Duda Rodrigues finalizou em quarto lugar.
Na Sub16 Masculino o grande campeão foi Tierres Alves deixando em segundo colocado Lukas Camargo. Os atletas Pedro Ferreira e Vini Palma completaram o pódio em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Na categoria Sub18 Masculino, o jovem Henrique Liberato fez por merecer e finalizou no topo do pódio, mas antes teve que deixar para trás Tierres Alves, que ficou com a vice colocação e Hugo Amparo em terceiro lugar. Thiago Doncev finalizou com a quarta colocação.
Já na Sub18 Feminino, a grande campeã Carol Bastides, outro fenômeno feminino de apenas 10 anos da Praia Grande. Em segundo lugar finalizou Luany Ribeirinho e em terceiro lugar Mel Yucari. Kemily Sampaio não competiu e finalizou em quarto lugar.
Quem ficou com o primeiro lugar na categoria Kahuna foi João Carlos Chaves. Edson Vieira finalizou na segunda colocação e Ricardo Americano na terceira. O quarto lugar foi conquistado por Alexandre Felício.
A vencedora da Sub 14, Bibi Nogueira, repetiu o feito na Open e garantiu sua vitória na principal categoria do circuito. Laura Agnes terminou na segunda colocação e Kaylane Souza em terceiro lugar. O quarto lugar ficou para Kemily Sampaio. Vale ressaltar que a atleta Kemily Sampaio não correu as baterias Sub18 e Open, no domingo, porque embarcou para disputar o QS do Rio de Janeiro representando a Associação Praia Grande de Surf.
E, por fim, Diego Bispo garantiu mais um troféu para sua estante ao vencer a Open no domingo, último dia de competições, mostrou seu surfe e venceu a bateria final deixando João Carlos Chaves na segunda colocação, Marcos Vale em terceiro e Lukas Camargo em quarto.
Fotos Henrique Crescente Fotografia
Ranking da 2ª e última etapa do Sculp APGS de Surf 2021
Masculino
Sub 10
1 – Vini Palma
2 – Leo Yagi
3 – Samuel Martinez
4 – Enrico Pissiquelli
SUP
1 – Macaruba
2 – Karl Stricker
3 – Luk Luciano
Sub 12
1 – Vini Palma
2 – Guilherme Noé
3 – Gabriel Yagi
4 – Nathan Felicio
Adaptado
1 – Thiago Jurgensen
2 – Rafael Rodrigues
3 – Vitor Iglesias
4 – Junior Reis
Master
1 – Anderson Robert
2 – Rodrigo Silva
3 – Marcos Vale
4 – João Carlos Chaves
Sub 14
1 – Pedro Ferreira
2 – Caio Okamoto
3 – John Muller
4 – Vini Palma
Longboard
1 – Alison Cesar
2 – Noa Danucalov
3 – Juninho Argentino
4 – Rodmilson Scheurer
Sub 16
1 – Tierres Alves
2 – Lukas Camargo
3 – Pedro Ferreira
4 – Vini Palma
Sub 18
1 – Henrique Liberato
2 – Tierres Alves
3 – Hugo Amparo
4 – Thiago Doncev
Kahuna
1 – João Carlos Chaves
2 – Edson Vieira
3 – Ricardo Americano
4 – Alexandre Felício
Open
1 – Diego Bispo
2 – João Carlos Chaves
3 – Marcos Vale
4 – Lukas Camargo
Feminino
Longboard
1 – Kaylane Souza
2 – Kettelyn Alves
3 – Priscila Dias
Sub 14
1 – Bibi Nogueira
2 – Carol Bastides
3 – Livia Fugiwara
4 – Duda Rodrigues
Sub 18
1 – Carol Bastides
2 – Luany Ribeirinho
3 – Mel Yucari
4 – Kemily Sampaio
Open
1 – Bibi Nogueira
2 – Laura Agnes
3 – Kaylane Souza
4 – Kemily Sampaio
Ranking Municipal da Praia Grande 2021
Masculino
Master
1° Marcos Vale
2° Anderson Robert
3° Paulo Maia
4° Alexandre Freitas
4° Carlos Bonfim
Open
1° Diego Bispo
2° Marcos Vale
3° Gabriel Novaes
4° Luan Carvalho
Sub 18
1° Tiago Doncev
2° Gustavo Giovanardi
3° Henrique Liberato
4° Lukas Camargo
Sub 16
1° Vinícius Palma
2° Diogo Rufino
3° Thiago Doncev
4° Lukas Camargo
Sub 14
1° Vinícius Palma
2° Thiago Doncev
3° Gabriel Yagi
4° Lukas Camargo
Sub 12
1° Vinícius Palma
2° Léo Yagi
3° Gabriel Yagi
Sub 10
1° Vinícius Palma
2° Leo Yagi
3° Samuel Martinez
4° Enrico Pissiqueli
Adaptado
1° Tiago Jurgensen
2° Rafael Rodrigues
3° Vítor Iglesias
4° Richard Dias
5° Júnior Reis
Sup
1° Macaruba
2° Karl Stricker
Kahuna
1° Leandro Pereira
2° João Carlos Chaves
3° Alex Felício
4° Wilian Diegues
Longboard
1° Rodmilson Scheurer
2° Ciara do Casco
3° Karl Stricker
4° Augusto Marson
Feminino
Open
1° Kemilly Sampaio
2° Carol Bastides
3° Maria Beatriz
Longboard
1° Priscila Dias
2° Débora Balbino
Sub 18
1° Kemilly Sampaio
2° Maria Beatriz
3° Carol Bastides
Sub 14
1° Carol Bastides
2° Maria Beatriz
3° Manu Guella
Comments