Neste sábado acontece as grandes finais onde serão apresentados os campeões dos seis títulos em disputas do BST 2022
Monik Santos é destaque no segundo dia do BST Ubatuba / Foto Munir El Hage
No segundo dia de competições do Brasil Surf Tour, homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo, que será encerrado na praia de Itamambuca, neste sábado (03/12), ao anunciar os campeões do circuito, da etapa e do Paulista Profissional Brasil Surf Tour 2022, as meninas que buscam o título inédito da categoria estreiaram e deram um show de surf em um mar de condições difíceis, de correnteza, que exigiu muita técnica das atletas na sexta-feira de sol e muito calor em Ubatuba.
A pernambucana Monik Santos abriu a sua bateria achando boas ondas e com o seu estilo marcante venceu as paulistas Carol Jardim e Marina Suguimoto para seguir adiante e fixar a melhor média, 10,83 pontos, que não foi superada até o final do dia.
A paulista Julia Santos foi outra das meninas que mostrou foco. Ela é forte candidata ao título do Circuito Brasil Surf Tour e do Paulista Profissional Brasil Surf Tour. A campeã brasileira de 2019 foi cirúrgica e muito técnica e soube achar as melhores ondas, e com manobras precisas superou as conterrâneas paulistas Luana Coutinho e Aurora Ribeiro. Junto com Monik Santos, Julia com a somatória de 10,17 pontos fizeram as duas melhores médias do Feminino.
Não podemos esquecer da carioca Júlia Duarte, também campeã brasileira e líder do Circuito Brasil Surf Tour. Vencedora da primeira etapa, ocorrida em Maresias, a jovem tem apresentado uma campanha impecável e não teve muitas dificuldades para avançar em sua bateria nesta sexta-feira, passando pelas paulistas Giovanna Donato e Maeva Guastalla.
Entre as quatro melhores que figuravam na corrida ao inédito título paulista profissional feminino, Kiany Cristina, Yasmin Neves e Laura Agnes saíram do páreo deixando o caminho mais tranquilo para a sebastianense Sol Carrion, que se mantém líder do ranking ao avançar na segunda colocação na bateria formada só por paulistas vencida por Sophia Gonçalves. Sol teve que superar as atletas Kailane Souza e Gabriela Vaccari para garantir a passagem para a próxima fase.
Também podemos destacar nesta sexta-feira as paulistas Isabela Saldanha, Suelen Naraisa, Mayara Zampieri, além da carioca Carolina Mendes, que apresentou um surfe surpreendente. Todas passaram para o último dia de competições como líderes de suas baterias.
No masculino que abriu a sexta-feira o destaque ficou para o praiagrandense Alex Ribeiro, que fez a melhor média com 14,33 pontos, na bateria disputada contra os adversários paulistas Geovanne Ferreira, Rodrigo Saldanha e Sergio Luan. Com a vitória Alex assegura a liderança absoluta na corrida pelo título Paulista Profissional Brasil Surf Tour 2022.
Já o paraibano radicado em Santa Catarina, José Francisco, continua sendo o mais cotado entre os atletas ao título do Circuito Brasil Surf Tour. Fininho, como é conhecido entre os surfistas, competiu em todas as etapas que teve o início na praia de Maresias, passando por Baía Formosa, Itacaré, com ótima performance, foi o dono da segunda média desta sexta-feira entre os demais atletas, com 13,70 pontos, desta última etapa que vai ser finalizada neste sábado em Ubatuba.
Entre os homens também podemos destacar alguns paulistas que apresentaram o seu melhor neste segundo dia dentro da água e garantiram os passaportes para a próxima fase como Luciano Brulher, Matheus Neves, Renan Pulga, Tales Araújo, o atual campeão paulista profissional Hizunomê Bettero, Matheus Gomes, Pedro Dib, Wesley Dantas, além do paranaense Peterson Crisanto que avançaram como líderes em suas baterias para a próxima fase.
Plantio de mudas de jundu em Itamambuca / Foto Charles Roberto
Ação ambiental - A ação ambiental apoiada pela Neutrox de conscientização, por meio do plantio simbólico de jundu entre as ruas 9 e 11 da Praia de Itamambuca, para ajudar a manter o bioma que é fundamental para as ondas contou com a participação de cerca de 10 alunos, dos quase 200 que fazem o ensino fundamental, da Escola Municipal Professora Honor Figueira. Todo trabalho teve a participação da SAI - Associação Amigos de Itamambuca, a AUS - Associação Ubatuba de Surf, Projeto Onda Viva, Surf Clube Itamambuca e Salve Itamambuca e dos representantes da BST. A ação seguiu todos os procedimentos do Plano de Gestão Ambiental.
No sábado, último dia de campeonato, o evento está previsto para acontecer a partir das 7h15 da manhã, com o round três masculino numa bateria formada pelos paulistas Luciano Brulher, Kim Matheus, Renan Pulga e Gabriel Klaussner. O Brasil Surf Tour conta com transmissão ao vivo pelo canal do You Tube Brasil Surf Tour, com comentário de Edinho Leite.
Fotos Munir El Hage
Comments