Foto Charles Roberto
No último sábado (21), nas dependências da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, quatro personalidades foram homenageadas na 20ª edição do Dia do Surfista, que contou, pela primeira vez, com a homologação da Federação de Surf do Estado de São Paulo.
"Este é um evento de suma importância para a cidade de Santos, o berço do surf paulista e nós ficamos felizes em apoiar. Inclusive trouxemos para esta festa o troféu que a Seleção Paulista de Surf conquistou em 2022, que configurou no 15º título brasileiro por equipes, onde aproveitamos a oportunidade para que o técnico da Federação, Marcio Fagnani, o 'Cebola', fizesse a entrega oficial da taça à Federação que foi recebida por ele da CBSurf no Ceará, no final de dezembro", ressaltou Zé Paulo, presidente da SPSurf.
Os quatro homenageados desta edição foram Fábio Ventriglia, "o Jacuí", ativista ambiental, surfista e advogado; a Dra. Alessandra Aguiar Aranha, surfista, Juíza Federal que deliberou pela criação do Parque Roberto Mário Santini; Celso Gonçalves, "o Bulina", surfista e vencedor do primeiro campeonato de surf em 1973 e Rogério Santos, o primeiro Prefeito Surfista de Santos.
O prefeito Rogério Santos lembrou que surf é mais do que pegar onda. “Me sinto feliz com a homenagem e na obrigação de incentivar ainda mais esse esporte”, comentou, citando a criação, em Santos, da primeira escola pública de surf, em 1991, seguindo-se a pioneira em surf adaptado e, agora, também de canoa havaiana. Ele destacou ainda a postura da juíza federal, dizendo ter ela ajudado a criar a imagem do surfista, “conectando e qualificando o emissário à Cidade”.
Já Alessandra Aranha afirmou que a homenagem lhe deu a sensação de estar “pegando uma onda no final da tarde”, e disse ser “uma honra ter contribuído para perpetuar e construir a memória do surf em Santos”. Responsável pela sentença que autorizou a criação do Parque Roberto Mário Santini (parque do emissário), a juíza federal frisou ter “um olhar sensível para as demandas de nossa Cidade”. O troféu destinado a Bulina foi recebido por Dionízio de Oliveira.
Todos os homenageados receberam a areia da praia de Santos, acondicionada em uma caixa acrílica transparente que simboliza a contribuição ao desenvolvimento do esporte na Cidade.
O autor da lei 2.172, de 2003, que criou a data do Dia do Surfista, comemorado todo dia 21 de Janeiro, o ex-vereador Fábio Nunes, destacou que o surf entrou na vida dos santistas e fez uma história para ser contada ao mundo. “Santos e surf são um estilo de vida e estou feliz por ter apresentado uma lei que ‘pegou’, porque a população a abraçou. Nesses 20 anos, 78 surfistas e personalidades desse esporte já foram homenageadas.
Fotos Charles Roberto
Comments