top of page
Foto do escritorCharles Roberto

São Paulo Surf Festival começou na Praia de Maresias, na sexta-feira

Neste sábado inicia o primeiro torneio de surf para mulheres, o São Paulo Surf Festival de Longboard


Picuruta Salazar na clínica de surf na abertura do São Paulo Surf Festival / Foto Munir El Hage

O São Paulo Surf Festival começou oficialmente na sexta-feira (9), na Praia de Maresias, em São Sebastião, com diversas atividades para o público que foi conferir de perto o grande evento. “Vamos proporcionar muitas atividades para as pessoas que ficarem na área e também daremos início ao primeiro torneio de surf neste sábado, que é o de longboard, lembrando que os dois torneios, o de longboard e o de pranchinha, no próximo final de semana são exclusivos para mulheres”, comentou o embaixador do evento, Rico de Souza. Os Torneios são homologados e realizados pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).


Na sexta-feira, quem esteve na praia de Maresias pôde participar de clínicas de surfe com quem fez história e entende do assunto, como o campeão mundial de Sup Longboard no World Championship Tour Stand Up Surfing, em Las Palmas, Espanha, de 2022, Leco Salazar, filho do legend Picuruta Salazar, que também ministrou a clínica de surf. Picuruta acumula nada mais nada menos que 170 Títulos, além de ser 10 x Campeão Brasileiro Profissional 3 x Vice-campeão Mundial de surfe. Os alunos também contaram com a experiência de outro Salazar, o Almir, que depois de fazer carreira no Brasil, se lançou para Portugal e foi o primeiro campeão nacional profissional do país, e do embaixador do evento, Rico de Souza, considerado como um dos pioneiros da modalidade no Brasil.


O primeiro dia também teve a abertura oficial do Museu do Surfe Rico, montado na Rua 14. O espaço reúne dezenas de imagens que narram a história do surfe brasileiro e até internacional. O público vai poder conhecer pranchas históricas e estilosas como alaias, monoquilhas, biquilhas, triquilhas, madeirites e muito mais.


A galera da canoa havaiana fez uma demonstração nas ondas de Maresias. O evento ofereceu várias atividades, slackline, parede de escalada, futmesa, vôlei, futevôlei, beach tennis entre outras atividades. Segundo a organização, para o sábado, além das atividades mencionadas estão programadas aula de yoga, treino funcional, clínica de stand up, campeonato de pais e filhos e o primeiro dia de competições do São Paulo Surf Festival de Longboard.


A vencedora do torneio de Longboard será anunciada no domingo, segundo dia das disputas, vai levar como premiação um pacote de viagem com tudo pago (aéreo, hospedagem e traslado) com direito a um acompanhante, para um destino de sua escolha na América Central (Panamá, Costa Rica, El Salvador, entre outros), oferecidos pela The Sur Travel.


As interessadas pelos torneios, pranchão pranchinha, podem se inscrever clicando aqui ou realizar a inscrição na praia.


Neste sábado, também acontecerá a condecoração oficial aos atuais campeões paulistas profissionais de 2022, conquistados no último final de semana, no encerramento do Paulista Profissional Brasil Surf Tour, em Ubatuba. Na ocasião, serão entregues os troféus ao praiagrandense, que já esteve por duas vezes na elite mundial do surfe, Alex Ribeiro e para Sol Carrion, atual campeã Sub 18 e a primeira atleta mulher a ser condecorada com o inédito título profissional da categoria na história do surf do Estado de São Paulo.


Os legends terão a oportunidade de relembrar os bons tempos de surfarem juntos, numa bateria entre surfistas que fizeram e fazem história no surfe nacional. Entre eles: Rico de Souza, Picuruta Salazar, além de Leco Salazar e outros convidados.

E não é só isso! O São Paulo Surf Festival vai proporcionar ao público muito entretenimento. Confira!

ONDAS GRANDES – Para quem curte ondas grandes, o painel Surf de Ondas Grandes e seus Limites, mediado por Rico de Souza, terá a presença dos big riders, Freddy Jacob e Marcelo Baboghluian, médico especialista em atletas de alto rendimento.


SUP – O Stand Paddle Board (SUP) contará com o “Desafio de SUP”, que promoverá uma volta ao Parcel de Maresias.


CULTURA – Haverá uma mostra de cinema, que terá o surfe nacional como tema, além de uma exposição de fotografias, na qual as ondas de São Paulo são retratadas.


HISTÓRIA – O “Museu do Surfe Rico” com seu acervo que conta com verdadeiras relíquias do surfe nacional como pranchas de ícones do surfe brasileiro, as famosas madeirites, além de fotos e itens históricos.


LEGENDS – Os Legends serão representados por uma bateria/exibição com nomes consagrados no surfe brasileiro.


Fotos Munir El Hage





Cronograma:

10/12


09h - Remada Abertura: canoa havaiana, sup, pranchão e pranchinha


10h - 1 fase do campeonato de longboard


11h30 - Bateria de campeões paulista


12h - Entrega da premiação do campeão paulista (Alex Ribeiro, Sol Carrion)


12h30 - Bateria Pais e filhos


13h - Segunda fase campeonato longboard


14h30 - Bateria dos famosos


15h - Bateria local


15h30 - Bateria retro


17h - Sunset talk


18h - Banda

11/12


9h30 - Remada Abertura: canoa havaiana, sup, pranchão e pranchinha


10h30 - Semifinal e final do campeonato de longboard


12h - Hula Hula


12h30 - Premiação do campeonato de longboard


13h - Condecoração das personalidades (Carlos Bahia, Leco Salazar, Picuruta, Yasmin Neves)


13h30 - Encerramento dos campeonatos


O São Paulo Surf Festival é uma realização da Aprel, Rico Promoções Esportivas. Patrocínio do Governo do Estado de São Paulo. Apoios da Prefeitura Municipal de São Sebastião por meio da Secretaria de Esportes, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf de Maresias (ASM) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page